Época 2013-2014

CUCA

CUCA EX INFESTA REFORÇA O LEÇA 2013/2014
O Leça acaba de contratar o jogador José Francisco (mais conhecido por CUCA) 

Defesa central que também joga nas laterais e por vezes a "6" e que no ano passado actuou no Infesta. Jogador polivalente com 21 anos e que foi considerado em 2011-2012 o segundo melhor jogador do Mitchfoot. 

 Fez toda a sua formação no Leixões , foi campeão regional pelas seleções regionais da A.F. Porto e chamado a alguns estágios da seleção nacional de sub 17 e sub 18 , o jogador que já passou pelo Lavrense , Portosantense e na ultima época no Infesta . 

Características: 
Excelente visão de jogo, líder no campo, qualidade técnica acima da média , um jogador com excelente posicionamento no campo, normalmente o jogo passa e começa sempre por ele nas equipas por onde tem passado, bons pés, excelente na colocação do jogo através dos passes compridos e marcador de alguns golos por época, por subir nas bolas paradas e ter um bom jogo de cabeça. Também tem um chuto forte, o que é aproveitado na marcação de livres á entrada da área.

PREFACIO
Este ano o meu clube é o Leça Futebol Clube.
Aceitei este desafio porque me parece ser interessante e alem disso é um clube que tem sempre boa visibilidade no mundo do futebol.
Como estudo na faculdade na Maia, também e um clube que me dá condições para continuar a estudar.
Também é um clube por quem sempre nutri uma grande admiração, sempre ouvi falar bem dele e onde o meu pai e primo passaram como treinadores nos escalões de formação.
Espero poder contribuir para que o Leça faça uma época tranquila ou mesmo acima das expectativas e quem sabe subir de divisão. Contem comigo.
Um abraço.
********************************************************************************

O inicio de época para mim foi excelente, tenho jogado frequentemente e já jogamos a 1ª fase da Taça Brali onde fomos apurados para a segunda fase em 2ª lugar do grupo sem golos sofridos em 3 jogos.

Começamos o campeonato contra o meu ex.clube e fomos jogar este domingo ao Infesta e começamos bem. Ganhamos por 1-0 e ainda tive a hipótese de fazer o gosto ao pé num livre direto que, foi defendido pelo guarda-redes conjuntamente com a barra, mas a seu tempo os golos aparecerão.

Aqui fica a foto que, saiu no jornal de noticias onde eu apareço.



A época já vai a meio e eu tenho-me dado bem com os ares de Leça. Tenho jogado regularmente e começo a facturar. 







1º  de penalti na Taça Brali e agora para o campeonato contra a minha ex-equipa Infesta . 

O jornal diz o seguinte: penalti cobrado de forma irreprensível por Cuca, abrindo o activo








Leça 4 - Infesta 1 
2014-02-02

O jornal diz o seguinte :  aos 70 minutos, Cuca ao segundo poste marca de cabeça o terceiro golo da equipa da casa após um pontapé de canto, aproveitando mais uma desatenção defensiva do Infesta.





Leça 2 - Barrosas 0 
2014-02-16

LEÇA VENCE E JÁ RESPIRA MELHOR

DIVISÃO D`ELITE PRÓ-NACIONAL A F PORTO 

Estádio do Leça Futebol Clube

LEÇA FC 2 BARROSAS 0 

Golos de Cuca e Menezes na sequência de cantos apontados por Paulo Lopes e Jair, dois reforços recentes 


LEÇA FC: 

Diogo, César, Cuca, Menezes, Alex, João Miguel, Jair, 
Ruca, Paulo Lopes, Pedras e Mimba, 

JOGARAM AINDA: Wendell, Miguel Pinto, Borges, 
Sequeira e Tiago Magno. 

T. Nuno Costa. 


A equipa do Leça já respira melhor, com esta vitória troca de posição com o adversário de hoje, tem 22 pontos, os mesmos que o S. Pedro da Cova, que se encontra na 16.ª posição, precisamente o adversário que tem de visitar Leça da Palmeira em jogo em atraso. Promete esta luta pela manutenção.

Esta semana mais um golo para a minha conta pessoal. 

Aqui segue o video do meu golo:





Já lá vão 3 (no campeonato) + 1 (Taça Brali). Sinto que minha boa forma está de volta e começa a parecer mais uma época à minha altura.

Faço os jogos todos e começo a marcar com regularidade e isso é sintomático de como as coisas voltam à normalidade.

Vamos continuar a lutar e dar tudo ao nosso alcance para sairmos da situação delicada que nos encontramos. 

**************************************************************************
VILA MEA 2 - LEÇA 4 

Pura simplesmente um grande jogo do central Cuca . O primeiro golo é marcado pela recuperação da bola a meio campo por parte deste central , sempre em progressão e em fintas, passando por diversos adversários e à entrada da área assistiu o avançado MIMBA que só teve que empurrar e marcar o 1º Golo Leceiro . O 2º Golo é de autoria do Cuca num belo cabeceamento num canto.
**************************************************************************
LEÇA 0 - PAREDES 0

Contra a um candidato à subida mais um bom jogo da defesa Leceira e principalmente do seu central CUCA que teve a maior oportunidade de golo á sua merce e não fosse a excelente intervenção do GR do Paredes a um cabeceamento ao angulo superior da baliza e estariamos aqui a falar de um golaço de cabeça.
*******************************************************************************
Divisão elite pró nacional AF Porto Jornada 29 
Estádio do Leça – Leça da Palmeira 
Árbitro, João Pinto 
LEÇA 2 ALIADOS DE LORDELO 0 
Ao intervalo, 0-0, golos Cuca (85 gp) e Paulo Lopes (87) 

LEÇA: Diogo, César, Cuca, Bruno Freitas e Alex, João Miguel Santos (Vítor 89), Miguel Pinto (Fabrice 60)Ruca (Jair 60), Pedras (Wendel 89), Paulo Lopes e Mimba .T Nuno Costa 

ALIADOS DE LORDELO: Rodrigo, Jorginho, Piquet, Pintinho, Jorge (Santos 80), Luís (João lindo 70), Vitinha e Hugo, Jerónimo, Silvério (jonas 90) e Pedro Silva. T Paulo Sousa

 

A equipa do Leça, confirmou o bom momento que atravessa, nos últimos seis encontros apenas cedeu um empate frente ao Paredes (3º classificado) em casa, cinco (5) vitórias conseguidas por números esclarecedores provam a excelente recuperação dos leceiros na tabela classificativa, onde ocupam o 11º 
posto. Entretanto os defesas tem tido uma grande preponderância nesta recuperação, pois são eles que vão facturando em quase todos os jogos e neste não foi excepção com Cuca ( na foto - que já leva 6 golos no campeonato) a facturar mais um .

*******************************************************************************
AGRADEÇO AO MITCHFOOT NA PESSOA DO SEU FUNDADOR MÁRIO BARBOSA, por se ter lembrado de mim para fazer uma entrevista.
Aqui fica ela na integra:

segunda-feira, 7 de Abril de 2014


CUCA O COMANDANTE DA DEFESA DO LEÇA FC

 
José Francisco Salvador de Sousa Nascido a 1992-05-05 (21 anos) Natural da Foz do Douro, Porto Defesa com uma polivalência que faz dele uma promessa muito forte e segura do futebol de Matosinhos. CUCA SOUSA jogador formado nos escalões de formação do Leixões SC, mas foi no FC Foz que deu os primeiros pontapés na bola. Há duas épocas e depois de 3 meses em cheio no Lavrense (1ª divisão Distrital), onde sempre foi titular, deu nas vistas e tranzitou para o Clube Desportivo Portosantense, clube da 3ª divisão nacional. Com apenas três meses de competição ao nível sénior no futebol de Matosinhos ao serviço da UD Lavrense, foi eleito pelos leitores do blog mitchfoot como o 2º melhor jogador do ano 2012, ficando muito próximo do Vencedor Armando Mesquita do Padroense FC. Depois de representar o FC Infesta, numa época em que não foi bem sucedida particularmente, CUCA ingressou no Leça FC, onde se mantem, sendo um dos pilares da defensiva da turma orientada pelo técnico Nuno Costa. 

 MITCHFOOT - CUCA, conta-nos um pouco de como nasceu o futebol na tua vida.

CUCA: O futebol nasceu na minha vida desde muito cedo, penso que o facto de os meus pais terem praticado desporto desde jovens os levou a incutirem-me esse gosto desportivo. Por volta dos meus 5 anos comecei a jogar nas escolinhas do Boavista, na altura escolinha Jaime Garcia, era mesmo ao lado de minha casa e facilitava a deslocação, mais tarde saí e fui para o F.c. Foz, onde comecei a jogar federado até aos infantis A. Após 3 anos no F.c. Foz, fui treinar ao Leixões e fiquei lá o resto da minha formação até aos juniores A. Depois com a subida a sénior saí e enquanto sénior já representei o União desportiva Lavrense, o Clube Desportivo Portosantense, o Infesta e atualmente estou no Leça.

 M - José Francisco, é o teu nome de baptismo, Cuca é o teu nome de guerra, alcunha, porquê, como surgiu esse nome? 

CUCA: Para ser sincero não sei ao certo o que levou a chamarem me esse nome, contudo penso que quando era mais pequeno quando me perguntavam qual era o meu nome, e na altura era complicado eu dizer José Francisco, dizia Cuca, daí ter ficado essa alcunha. 

 M - Há duas épocas atrás, a quando ao serviço da UD Lavrense, foste nomeado para a categoria do melhor jogador do futebol Matosinhos, que em concorrência com Armando Mesquita do Padroense, “ vendes-te” muito caro o titulo de melhor, ficando na 2ª posição, muito perto do vencedor. O que representa para ti esse titulo, o que é que achas destas iniciativas? 

CUCA: Gostava de ter ganho, claro, mesmo assim, foi importante visto ser a minha primeira época como sénior e sentir que o meu esforço estava a ser recompensado. É sempre gratificante saber que estão atentos ao meu trabalho, e apesar de ter ficado em segundo lugar, é ótimo ser reconhecido pelo meu mérito. Penso que este tipo de iniciativas são muito boas e que devem continuar a existir, são sempre importantes para a promoção dos jogadores dos escalões inferiores em Portugal.

M - Com 21 anos, três épocas de sénior, pelo meio um breve passagem pela Madeira, mais propriamente pela Ilha de Porto Santo, representando o Portosantense na III Divisão. Regressas-te a Matosinhos, para representar o FC Infesta, o que é correu de menos bem para nesse ano não vermos assiduamente o CUCA na equipa azul e branca de São Mamede? 

CUCA: Na passagem pelo Fc Infesta, até ao início do campeonato as coisas estavam a correr bem, mas a partir da 2 jornada lesionei-me gravemente e estive 4 meses e meio parado, o que levou a que perdesse praticamente a época completa. 

 M- Em bora hora aceitas-te presumo, representar outro histórico de Matosinhos, o Leça FC, praticamente assumiste o comando da defensiva leceira, Cuca o que para ti foi diferente pela positiva, ao contrário da época anterior em que as coisas não te correram de feição? 

CUCA: Já por si, o facto de não estar lesionado até agora torna a época muito melhor. Visto de outra forma, esta época desde início que prometeu muito desde que cheguei ao Leça, tive a felicidade de ter pessoas que me ajudaram muito dentro do clube e que não queria deixar de mencionar, como o Nora e o Paixão. Inicialmente a fase de integração foi fácil, embora com algumas saídas ao longo da época, o nosso plantel sempre foi muito jovem e isso facilitou a integração. Depois com o passar do tempo e com os jogos que fomos tendo, fui jogando e tendo boas prestações que me ajudaram a fixar na equipa. 

 M- Um jovem com 21 anos, com a qualidade que tens, aspiras a outros campeonatos, outros clubes, presumo que tens no horizonte um dia vir a ser profissional. Vais continuar no lecinha?

CUCA: Sim tenho esse objetivo no horizonte, o meu sonho sempre foi ser jogador profissional de futebol. Ainda não sei como será a minha próxima época. Para já só penso em ajudar o Leça a atingir os objetivos traçados, que passam por ficar classificado o melhor possível na tabela. 

M – Cuca como todos sabemos, a época desportiva não começou bem para as cores verde e brancas, após um grande reajuste no plantel leceiro, tudo agora tem sido diferente, está encontrado o caminho da recuperação, vamos ter o Leça na divisão elite pró nacional para a próxima época? 

CUCA: Penso que embora não tenha tido um bom começo, não terá sido mau de todo. Há que referir que esta época tivemos 3 treinadores, contando já com o treinador atual. Contudo, com a chegada do mister Nuno (atual) as coisas acalmaram e a equipa começou a reagir melhor aos problemas, temos vindo a melhor e muito as nossas exibições , temos conseguido bons resultados e isso é o que fica do bom trabalho que temos vindo a realizar. Penso que o inicio menos bom nos colocou numa posição que não queríamos estar, mas agora com o bom trabalho que se está a desenvolver estou confiante que iremos atingir o nosso objetivo. 

 M– Queres deixar uma mensagem a alguém em particular, aos adeptos leceiros, aos adeptos em geral ? 

CUCA: Sim, não podia deixar de agradecer aos adeptos do Leça, em particular a claque, que nos seguem para todo o lado. Se há algo que me surpreendeu foi ver a sua assiduidade nos jogos, tanto em casa como fora, e nunca deixam de nos apoiar, mesmo quando os resultados não eram os melhores. Depois gostava de agradecer publicamente também as duas pessoas que me ajudaram quando cheguei ao Leça, ao Nora e ao Paixão. E por fim a todos os meus colegas e amigos com quem partilho e partilhei o balneário do Leça, pelo excelente ambiente que se vive dentro da equipa, em especial ao Domingos.
E a mesma no Jornal de Matosinhos:


E a época vai avançando e mais noticias irei colocar assim que achar oportuno.

Falta uma jornada e depois de sermos os campões da 2ª volta , estamos em 6º lugar e se o mantivermos acabamos a época muito bem a jogar bem e apurados para no proximo ano entrarmos na Taça de Portugal.
Perfeito.

Mais uma vitória com a minha participação e com um excelente jogo da nossa parte.

LEÇA VENCE E HOMENAGEIA DOMINGOS BARROS


37ª jornada da Divisão d´elite Pro Nacional AF Porto
 Estádio do Leça FC – Em Leça da Palmeira 
Árbitro Carlos Reis 
Ao intervalo, 1-0, golos Mimba (7), Cuca (66), Fabrice (74) Cristiano (84) Nuno (87) Disciplina, Cartão Vermelho a Braga (90) 

LEÇA: Diogo, César (Tiago Moura 83), Bruno Freitas, Cuca e Alex, João Miguel (Meneses 83), Miguel Pinto (Cerqueira 83)e Ruca, Paulo Lopes (Wendel 83), Pedras (Fabrice 63) e Mimba. T. Nuno Costa 

SERZEDO: Filipe, Moreira, Tiago Dias (Henrique 80), Joel, Marcos, Luís, Moura (André 80), Tiago Santos (Cristiano 46), Braga, J Pedro (Nuno 46) e Faria. T. Filipe Ribeiro 

Em Leça da Palmeira, assistiu-se a uma excelente tarde de futebol, em que não faltou golos e futebol bem jogado. Mimba abriu as hostes logo aos 7 minutos…com um futebol de posse e muito bem gizado, a equipa do Leça cedo encostou o Serzedo ao seu último reduto, com mudanças de velocidade, no momento de atacar a baliza à guarda de Filipe, os leceiros iam desequilibrando o sector defensivo forasteiro, 20 minutos de jogo e o Leça quase sufocava o Serzedo, que nem um remate fez no primeiro tempo à Baliza de Diogo. Aos 27 minutos Mimba dispara à barra e na recarga Pedras emita o seu companheiro…sorte para os gaienses! Aos 42 minutos é a vez de Cuca, enviar de novo a bola à barra, penteando o esférico na sequência de um ponta pé de canto. O intervalo chegou com um resultado muito, mas muito lisonjeiro para o Serezedo. 

No segundo, os visitantes, apresentam-se mais pressionantes fruto da entrada de Cristiano e Nuno, e equilibra mais a contenda sem com tudo criar perigo junto à baliza leceira. Aos 66 minutos, Cuca finaliza com classe uma jogada de envolvimento ofensivo e dá mais colorido ao marcador. Carrega o Leça (esta equipa respira saúde e tem a moral muito em alta) e Fabrice que entrara na partida para o lugar de Pedras, depois de falhar escandalosamente, faz o terceiro (74) de fora da área com um remate rasteiro, em cima do minuto 77 Fabrice completamente isolado desperdiça de uma forma infantil o seu segundo golo que seria o 4º da partida. O Leça ia desperdiçando lance atrás de lance e ao minuto 84, Cristiano de livre direto, contando com um desvio na barreira reduz para 3-1, três minutos depois, Nuno remata fraco de fora da área e Diogo resolveu servir um Pato para hora de jantar…Final de partida, com uma excelente arbitragem de Carlos Reis e seu pares, o Leça venceu com justiça, roçando mesmo o que poderia ser uma goleada. 


Mais alguns videos com golos e bons momentos do Cuca no Leça.







Falta uma jornada para o final da época e começo a pensar que esta época foi uma época que foi em crescendo em que mais uma vez cumpri e bem com as minhas obrigações , representando um clube que apesar da divisão onde jogamos tem todas as condições para ser melhor e jogar em divisões superiores, que me deram todas as condições de os representar e que me soube bem representar. A nivel pessoal como disse foi em crescendo e acabei a época com 7 golos e em 34 jogos joguei em cada todos (só não joguei 3 por castigo) que serviu para me recuperar mentalmente e provar a certas pessoas que me disseram que estava acabado para o futebol que vão ter que contar comigo por mais uns bons aninhos a jogar se tudo correr bem. Para o ano tudo está em aberto mesmo a continuidade, no entanto como sou um jogador ambicioso , se alguma oportunidade aparecer , irei tentar aproveita-la.
Quero agradecer a varias pessoas que ficarão sempre no meu coração, e elas sabem bem quem são. No entanto para não ficar ninguém de fora , quero agradecer aos meus colegas de equipa, a parte técnica (todos os que por lá passaram e especialmente ao mister que nos levou a fazer esta 2ª volta excelente), a parte directiva, massagista, doutor, a todos os funcionários do clube que nunca aparecem, mas que estão sempre por lá dentro dos balneários e mesmo alguns que saíram mas que por fora continuaram a apoiar. A toda a massa associativa a qual me surpreendeu pela positiva e sempre nos apoiou nos maus e bons momentos . A todos vós um imenso obrigado e até já.

José Francisco/Cuca